Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto: A Identidade do Gaúcho

O Projeto Identidade do Gaúcho teve como objetivo resgatar a cultura do gaúcho desde a formação do Rio Grande do Sul até os dias de hoje para compor um mosaico de identidades do gaúcho contemporâneo. Assim durante o mês de agosto e setembro os professores em suas respectivas disciplinas desenvolveram atividades diversas alusivas ao Gaúcho.

Nas aulas de inglês (profª Vivi), a turma 81 ensaiou para a Apresentação Cultural


Na Semana Farroupilha, mais especificamente no dia 17 de setembro, os alunos se reuniram no pátio da escola para as apresentações culturais do Projeto: A Identidade do Gaúcho.

Após os cantos do Hino Nacional e Riograndense, iniciaram-se as apresentações num clima de muita empolgação...

Na foto a professora Roseli (História) organizando o evento...

...e as Lendas Gaúchas não poderiam faltar...

Lenda do João de Barro...
do Quero Quero...
A moça do cemitério...
Boitatá...
do Negrinho do Pastoreio...entre outras...

Todas foram apresentadas de forma muito criativa!

Lembrando que...
22 de agosto - Dia do Folclore
Por definição, folclore é o conjunto das tradições, lendas e crenças de um povo cuja expressão se dá através da cultura, linguagem, artesanato, religiosidade, alimentação e vestuário de uma determinada região ou nação. O Brasil é dono de um dos folclores mais ricos do mundo, construído pelos índios, negros e brancos.
O Dia do Folclore foi instituído em 1965, quando o presidente da República, Castello Branco, assinou o Decreto Federal n° 56.747, denominando o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore Brasileiro. Dois anos depois, no Estado de São Paulo, em 27 de junho de 1967, o governador do estado, Abreu Sodré, assinou o decreto nº 48.310, instituindo agosto como o Mês do Folclore.
A criação das datas que comemoram o folclore tinha como objetivo resgatar os personagens da mitologia brasileira. Os resultados foram positivos e a prova disso é o Saci, que há pouco tempo ganhou seu próprio dia, comemorado em 31 de outubro.


E para finalizar o evento, como já é tradição... as músicas!!!




(Texto: Profª Viviane Battistello)





Nenhum comentário:

Postar um comentário