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sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CAUSOS VENCEDORES- www.promenino.org.br

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Causos Vencedores
Categoria “ECA como Instrumento de Transformação”: 1º Colocado: SOB OS TELHADOS - WILSON RICARDO COELHO TAFNER 2º Colocado: GERANDO CIDADANIA - JOELMA MARTINS DE SENA 3º Colocado: PEQUENOS PRINCÍPES - DENISE SOARES FLORES Menção honrosa:PULSEIRAS TROCADAS - ANA PAULA DIAS GUIMARAESCategoria “ECA na Escola”: 1º Colocado: ECA COM BONECA! - MIRIAN TERESINHA ZIMMER SOARES 2º Colocado: UM RECREIO COM SABOR DE BRINCADEIRA - MARIA DE FÁTIMA HOLANDA DOS SANTOS 3º Colocado: ECA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO - KATIA CILENE NERES DOMINGOS Menções honrosas: UM CAUSO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO - ANGELA REGINA RAMALHO XAVIERA VITÓRIA DA DEMOCRACIA - DENISE KER LIMACategoria "Empregados do Grupo Telefônica"PREMIAÇÃO - CATEGORIA EMPREGADOS DO GRUPO TELEFÔNICA1º Colocado: VITOR - O CONTADOR DE HISTORIA - ANTONIO ALFREDO SILVA
2º Colocado: VOANDO MAIS ALTO QUE A VIDA - MARCIO LUCIO CORREIA DIAS 3º Colocado: UMA PALAVRA FORTE COM DIMENSÕES GIGANTESCAS - ELISA HARUMI FUJITAPremiação por Júri PopularO EX-VENDEDOR DE AMENDOIM - DIOGO FRANCISCO DA SILVA ESTEVAM

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Eca com Boneca

Desde 1999 sou eleita para ser gestora da E.E.E.F. Firmino Acauan, localizada num dos bairros mais violentos da cidade de São Leopoldo, no Estado do Rio Grande do Sul. Em meu plano de ação, o projeto principal é proporcionar a construção da identidade dos alunos. Esse projeto foi motivado pela constatação de que muitos alunos chegam à escola trazendo uma bagagem cultural adversa daquilo que se imagina para uma sociedade justa e igualitária. Alguns alunos se encontram em famílias desestruturadas e muito pobres, vivendo sem as mínimas condições básicas de saúde e educação. Há crianças que chegam à escola sem autoestima. Não reconhecem a sua história e nem o seu próprio nome.No natal de 2007, recebi de presente dos colegas da escola uma boneca negra. Durante as férias de verão ela ficou em minha casa, mas, no início do ano letivo de 2008, eu a levei comigo para a escola. Foi então que tudo começou. A minha boneca negra foi adotada pela Firmino Acauan! Sua história é uma mistura de fantasia com realidade. Olhem o que está acontecendo.Nos primeiros dias de aula, usei a boneca para amenizar a angústia que os alunos mais novos sentem nesse processo de separação da família. Como a boneca tem um sorriso lindo, ela consegue fazer as crianças, como num toque de mágica, se sentirem protegidas. Eis que foi feita a primeira descoberta. A boneca tinha dons terapêuticos?! Aos poucos, fomos comprovando isso, pois algumas crianças até desabafam enquanto brincam com ela. A partir dessa confiança, conseguimos compreender certas atitudes em sala de aula, e então efetivamos medidas de proteção para essas crianças.Um nome para a boneca se fez necessário. Criamos um concurso envolvendo os alunos do 1º e do 2º ano, com direito a voto. Dois nomes foram para as finais: Pérola e Acauana. Acauana venceu! Quem sugeriu o nome foi a aluna Luiza, do 1º ano. Como prêmio, ela ganhou uma boneca loira, e assim se promovia a igualdade racial. Acauana era convidada para brincar, no recreio, todos os dias. As crianças trouxeram suas bonecas e outros brinquedos. E os adolescentes começaram a ser receptivos, de alguma forma, aos encantos de Acauana. A boneca estava promovendo nos pátios da escola um ambiente sadio, tranquilo, com assuntos como adoção, gravidez, cuidados com crianças e responsabilidades sendo trabalhados.Em 2008, como parte do projeto de construção de identidade, foi implantado o uso de uniforme na escola. Decidimos providenciar um uniforme para a Acauana. Assim, ela poderia auxiliar no compromisso dos alunos de respeitar regras determinadas pela maioria, promovendo o exercício de cidadania em um processo democraticamente estabelecido em assembleia geral.Uma grande alegria toma conta da escola. Acauana tem despertado nos alunos negros a autoconfiança e, consequentemente, a autoestima. Diálogos sobre o tema discriminação transformam os alunos. Desenhos com personagens negros são criados no 1º ano da professora Liliane. Na turma do 2º ano da professora Maria Cristina surgiu uma boneca Emília pintada de marrom. Questionada, a criança respondeu que havia aprendido com a Acauana que a cor negra é muito bonita.De repente a escola ficou repleta de bonecas. Crianças, adolescentes e adultos aprendendo sobre as diferenças raciais, culturais e religiosas. É a interdisciplinaridade e a contemplação de temas transversais inseridas no currículo escolar de forma lúdica. É a construção da identidade sendo conduzida nas salas de aula. O aluno sendo protagonista de sua aprendizagem e de sua própria história. Exemplo disso são as atividades desenvolvidas na disciplina de História com relação à indumentária gaúcha. Os alunos confeccionaram roupas gauchescas para as bonecas. O professor de Ensino Religioso trabalhou a vestimenta das diferentes religiões. A professora de Educação Artística confeccionou bonecas negras com material de sucata, incentivando reflexões sobre o problema do lixo.Em 2009, a professora de História definiu tarefas com os alunos da 7ª série para confeccionar a carteira de identidade, CPF e cartão de vacina para a boneca, e pesquisar sobre a história do negro no Brasil. Começamos a perceber que Acauana estava tendo identidade própria e que poderíamos trabalhar com os alunos a questão da garantia de direitos previstos na lei. Ao proporcionar à boneca a condição de sujeito de direitos, cria-se a expectativa de dignidade a ser atribuída, principalmente, ao nosso aluno.Essas palavras – igualdade, dignidade, direitos, protagonismo – me motivaram a conhecer o ECA. Então, tive a oportunidade de participar do curso ECA NA ESCOLA. Conforme o andamento dos estudos, vou constatando que, na prática, estamos garantindo direitos a muitas crianças e adolescentes na nossa escola. O que nos faltava era justamente o embasamento teórico.Hoje, posso afirmar que estou radiante com a transformação que o ECA tem feito em mim. Tenho descoberto o verdadeiro significado do Estatuto. Meu objetivo, agora, é conseguir desmistificar, entre os professores, os falsos tabus criados com relação ao ECA. Sinto-me segura para o enfrentamento de muitos problemas. Quero promover um olhar com perspectivas humanistas na escola, por meio de um projeto pedagógico transformador.Temas como violência e bullyng têm sido propostos aos alunos e professores. Temos buscado o Conselho Tutelar para ajudar nos encaminhamentos dos casos em que as famílias negligenciam ou que o Sistema Único de Saúde não dá conta. Estamos promovendo encontros de rede, na escola, para que possamos conhecer quais são as atribuições de cada entidade do município. Enfim, estamos em fase de crescimento e amadurecimento sobre nossas responsabilidades. A boneca Acauana passou a ter mais um papel importante na nossa escola: mostrar que queremos, podemos e devemos promover a transformação social e que ECA COM BONECA é real e legal!
Mirian Teresinha Zimmer Soares é pós-graduada em Psicopedagogia e gestora da Escola Estadual Firmino Acauan em São Leopoldo (RS) desde 1998.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MÁSCARAS DE HALLOWEEN




Para participar do Dia das Bruxas, criei com as turmas 65, 66, 71 ,72, 73, 81,82 e 83 máscaras inspiradas em temas característicos do Halloween. Todas as máscaras foram criadas com material reciclado, ficando por conta da criatividade de cada aluno o modelo e a coloração. Máscaras com temas como bruxas, caveiras e abóboras fizeram sucesso entre as turmas.
Patrícia Trovo
Profª Artes